Cirurgia Ortognática

CIRURGIA ORAL

Especialidade responsável por todos atos cirúrgicos relacionados a extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, sejam elas cistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais

Procedimentos que podem ser feitos no consultório

Cirurgia oral menor é uma área da cirurgia bucomaxilofacial, sendo responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. Envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de extrações de dentes, pequenas lesões e traumatismos na região da boca, maxilar e regiões próximas.

Principais procedimentos da cirurgia oral menor

Extração do siso

É um procedimento comum na área odontológica. A cirurgia é necessária quando não há espaço para que os terceiros molares (como também são conhecidos) se posicionem corretamente na arcada dentária, provocando inflamações gengivais e aumentando o risco de cáries.

Há casos em que os dentes não apontam e ficam inclusos. Neste caso, a extração é feita para evitar maiores prejuízos à arcada. O grau de complexidade da cirurgia varia de acordo com o estado dos dentes do siso na boca.

Frenectomia labial

Conhecido também como frenectomia, a cirurgia oral menor também é responsável por esse procedimento. O freio labial é uma dobra da mucosa que liga o lábio e a bochecha à mucosa alveolar. A remoção serve para corrigir anomalias nesta região.

O freio labial em tamanho desproporcional pode prejudicar o sorriso do paciente, por causar diastemas (dentes separados).

Apesar da remoção do freio, o paciente ainda precisará usar aparelho odontológico ou facetas dentais (lentes de contato). A cirurgia de remoção é simples e rápida, não havendo necessidade do paciente se afastar de sua rotina.

Frenectomia lingual

O freio lingual fica localizado embaixo da língua. Quando muito pequeno ou fibroso, pode não exercer suas funções corretamente.

Ter a língua presa é um problema ocasionado pelo freio lingual muito curto, fazendo com que o paciente tenha dificuldades para falar.

A frenectomia lingual é uma cirurgia oral menor que pode ser realizada na infância.

Procedimentos na gengiva

A gengiva é uma das partes primordiais do sorriso, porém, em alguns casos, ela possui um tamanho maior ou apresenta cor esteticamente desagradável.

Para corrigir esses problemas, é necessária cirurgia que modifique cor e formato da gengiva, deixando o sorriso mais agradável. O dentista especialista em cirurgia oral menor oferece esse procedimento no próprio consultório.

Cirurgias pré-protéticas

Uma disfunção de reabsorção óssea é comum em pacientes que perderam seus dentes. Mesmo com o uso da dentadura, a reabsorção do osso é irremediável, pois o organismo entende que não há presença de raiz dentária, logo, aquele osso não possui finalidade.

Para que esse problema seja resolvido e a prótese se adapte corretamente, é preciso realizar a cirurgia pré-protética.

Biópsia na cavidade oral

Cirurgia oral menor que consiste na retirada de uma amostra de tecido vivo do corpo humano para análise. No caso da odontologia, essa cirurgia é necessária para confirmar se há patologias na cavidade oral.

Essa intervenção cirúrgica é indicada para diagnosticar diversos tipos de doenças, desde as menos inofensivas até as mais complicadas, como o câncer bucal.

Remoção dos cistos

A cirurgia oral menor também é indicada para a remoção de cistos. Eles podem surgir de uma proliferação de restos dos tecidos responsáveis pela formação dos dentes. Isso ocorre porque o organismo não conseguiu absorver corretamente tais tecidos.

Com isso, caso haja uma infecção ou trauma na região em que se encontram esses resíduos, haverá uma proliferação patológica, resultando em cistos.

Lembre-se sempre que qualquer procedimento cirúrgico ou estético deve ser feito e acompanhado por um cirurgião-dentista. Ao menor sinal de dor ou incômodo na região bucal, procure um bucomaxilofacial para o diagnóstico correto.